Encha a sua casa com o encanto do estilo andaluz

Decora tu casa estilo andaluz

Para ter um pedacinho da Andaluzia em sua casa não é necessário montar uma praça de touros no pátio ou pôr uma boneca flamenca no móvel da televisão. Só é preciso combinar algumas cores-chave, materiais e certas texturas na decoração. Hoje, na Conforama, damos-lhe as pautas para que a sua casa se renove com o ar fresco do sul de Espanha.

Como decorar com estilo andaluz

A cozinha

O ideal é escolher móveis de madeira em tons naturais, brancos ou que tenham uma pátina de tinta envelhecida, para dar-lhe um toque clássico. É muito importante que o chão, pelo menos nesta divisão, seja de tijoleira ou de mosaico hidráulico. Os mosaicos devem ter motivos rústicos e acabamentos mate.

A sala

Neste espaço, podemos dar protagonismo a algum tipo de móvel restaurado de uma certa antiguidade, já que combina muito bem com todo o ambiente. Nada melhor do que escolher móveis tradicionais, como aparadores em mandeira natural, mesas e cadeiras rústicas, uma cadeira de balanço, etc. Quanto à decoração têstil, o melhor é optar por pequenas pinceladas de cor verde, dourado, celeste… ou da gama dos tons térreos. Do mesmo modo, candeias, candelabros e recipientes de barro ou de cerâmica pintada são objetos que podem integrar-se para criar um toque ainda mais rural.

Os quartos

Aqui, podemos misturar diferentes tipos de têxteis, como as colchas de crochet, os lençóis de linho ou as cortinas finas de algodão. Um lavatório de madeira vintage, junto com uma bacia e um jarro de cerâmica e uma toalha de algodão fino, também darão um toque especial à divisão. E para ordenar os lençóis e as toalhas, podemos utilizar os clássicos cestos de vime.

As paredes

O normal é escolher um tom branco na parede lisa, ou então utilizar cal, tanto nas paredes interiores como nas exteriores (pátio, jardim). Igualmente, é possível adicionar cor a algumas divisões, para destacá-las do resto, ou a recantos concretos que queiramos enfatizar. Nesse caso, devemos optar por tintas em tons verdes, azulados ou amarelos, cores que relembrem a natureza.

O exterior

Se dispõe de terraço, jardim ou pátio, é possível alegrá-lo espalhando por esse espaço vasos grandes de gerânios e cravos. Igualmente, se temos alguma zona para refeições ou uma mesa exterior, podemos colocar azulejos com motivos mouriscos o mediterrânicos nas paredes que lhe estejam próximas. Anime-se a criar uma zona de descanso com móveis de vime ou de madeira pintada e adicione elementos muito andaluzes, como um cântaro de cerâmica, uma ferramenta agrícola antiga, etc. E, para rematar, que tal uma pequena fonte para que o som da água ajude a conseguir um lugar único de relax para si e para a sua família/