Prepare a sua casa para a chegada do seu bebé

Prepara tu hogar para la llegada de tu bebé

Vai ser mãe ou pai em breve/ Parabéns! Dentro de pouco, uma nova vida vai encher de alegria o seu lar. Por isso, é preciso preparar a sua chegada e adaptar a casa a esta nova realidade, para garantir um descanso saudável ao bebé e evitar acidentes durante o seu desenvolvimento nos primeiros meses.

Reorganize a sua casa pensando no recém nascido

 

  • O quarto do bebé deve estar bem ventilado e insonorizado. É recomendável utilizar janelas fabricadas para proporcionar o isolamento do ruído, da humidade e do calor. Igualmente, se nessa divisão não há uma persiana, instale um estor e/ou umas cortinas para poder regular a entrada de luz e o excesso de calor.
  • Menos é mais. No início, um recém nascido não precisa de muitos móveis: o berço, o trocador (muda fraldas) e um pequeno armário com gavetas para as roupinhas. Não encha o quarto com brinquedos nem coisas supérfluas antes de que a criança realmente precise delas. Aplica-se a mesma norma para a decoração. É melhor pintar as paredes com motivos alegres do que pendurar quadros e carregar o ambiente com objetos que um bebé não vai poder aproveitar.
  • Regule a iluminação artificial. Um bebé dorme durante quase todo o dia, pelo que não é necessária muita luz artificial. É melhor ter pequenos focos de luz ténue, para facilitar a relaxação e o sono, como as luzes de presença LED e os móbiles que se iluminam e reproduzem música para dormir.
  • A ordem, um dos fatores mais importantes. Não é a mesma coisa viver sozinho ou a vida de casal do que ter um bebé em casa. Se os acidentes domésticos já aconteciam, imagine tudo o que acontecer com uma criança ao colo. É a altura de começar a pensar nas coisas que não são necessárias e doá-las ou levá-las a um ponto de recolha. Há que procurar que o quarto do bebé e a sala, pelo menos, sejam espaços livres de todos os objetos que possam interferir no descanso ou nos jogos do seu petiz. Igualmente, também deve pensar em si. Deve arranjar espaço para todo o mobiliário que precisa de incorporar, como uma cadeira de refeição para o bebé ou um trocador… Não é verdade que agora começa a ficar cada vez mais clara a ideia de tirar coisas do meio/