manjericão como cuidar

10 dicas para cuidar do manjericão e assegurar a sua produção contínua

Visualmente bonito, aromaticamente apelativo e com um sabor incrível, não é difícil de perceber por que motivo o manjericão é uma das ervas aromáticas mais populares. Quer tenha um jardim amplo ou uma pequena horta na varanda, saiba como cuidar do manjericão, para o ter sempre à mão! 

manjericão como cuidar

Como plantar o manjericão.

1. Uma das grandes vantagens do manjericão é que pode dar bons frutos a partir de uma sementeira ou pré-adquirida num simples vaso, que pode ter no peitoril da janela da cozinha ou numa pequena horta criada na varanda.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

2. Quer plante o manjericão em vasos ou diretamente na horta do jardim, tenha em mente o seguinte cuidado essencial: esta erva aromática deve ser cultivada com pelo menos 30 cm de profundidade

Como cuidar do manjericão?

3. Certificando-se que tem um solo solto, suficientemente nutrido e permeável e, claro, muito, muito sol – pelo menos 6 horas por dia de exposição solar!

4. A melhor altura para adicionar adubo à terra do manjericão é logo após a plantação ou no início dos meses mais quentes – depois disso, não necessita, até porque diz-se que se a terra for muito rica em nutrientes, o manjericão acaba por perder alguma intensidade de sabor.

manjericao-como-cuidar

5. Se reservou um recanto solarengo do jardim para semear manjericão, então tenha cuidado com os caracóis, que adoram esta erva aromática e facilmente a tornarão inconsumível. 

6. Já sabemos que as ervas aromáticas requerem mais água nos meses mais quentes, mas cuidar do manjericão na primavera/verão requer outra atenção: opte por regar logo de manhã cedo ou no final da tarde, porque o sol muito quente irá secar ou queimar as delicadas folhas molhadas do manjericão. Sempre que possível, evite molhar as folhas, pois, o manjericão aprecia uma terra húmida, mas não empapada.

7. Nos meses mais frios do ano, certifique-se que protege o manjericão da geada – mesmo uma manhã de primavera fresca pode causar danos irreparáveis no seu manjericão, por isso, todos os cuidados são bem-vindos. E por falar em geada, a melhor altura para plantar uma nova remessa de manjericão é precisamente duas semanas após a última geada primaveril.

manjericão como cuidar
Uma erva aromática muito apreciada, cultivar e cuidar do manjericão é um prazer!

Os melhores truques para ter um manjericão saboroso e aromático

8. Saiba que o manjericão dá-se muito bem quando plantado juntamente com tomates, alface, pimentos, orégãos e camomila.

9. Cuidar do manjericão também contempla a sua colheita e recomenda-se que esta seja sempre feita a partir da zona superior da erva aromática – assim estará a assegurar a sua produção contínua.

10. O manjericão é uma erva aromática que deve ser replantada a cada 4 anos, aproximadamente.

O manjericão significa boa sorte, por isso, juntamente com estes cuidados, terá tudo o que precisa para ter sempre um bonito vaso repleto de manjericão saboroso e aromático para adicionar às suas receitas preferidas. Nunca soube tão bem cuidar do manjericão, levando-o da horta para a mesa!

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

About Post Author