Os melhores truques para limpar madeira

Trucos para limpiar madera

Os móveis em madeira são muito bonitos e fazem com que a nossa casa tenha um toque natural e rústico verdadeiramente inigualável. No entanto, a madeira natural pode acabar por perder o seu lustre original e é possível que também se vá escurecendo com o passar do tempo. Hoje, na Conforama, damos-lhe umas boas dicas para que possa limpar sem sprays ou produtos químicos os móveis em madeira que tenha em casa.

Dicas para limpar madeira de forma natural

  • Com limões – Se é partidário de usar produtos caseiros em casa… está de parabéns! Esta receita que lhe vamos dar é muito natural. Com o sumo de limão é possível melhorar o aspeto dos móveis de madeira que tenham manchas ou zonas escuras. Dilua o sumo de alguns limões em água. Humedeça um pano nesta mistura. Esfregue energicamente a superfície do móvel que esteja sujo e verá como a sujidade vai desaparecendo. Se esta estiver muito entranhada, pode esfregar meio limão diretamente e depois passar levemente um esfregão metálico, tentando não arranhar a madeira nem retirar o verniz. A sujidade desaparecerá imediatamente.
  • Com azeite e vinagre – Sem dúvida, esta mistura corresponde ao limpa-móveis mais tradicional, já que esta receita é a que conheciam as nossas avós. Esta fórmula ancestral não só elimina a sujidade, mas também abrilhanta e hidrata a madeira. Pode-se pedir mais/ A mistura é bem simples e barata: apenas é necessário colocar numa tigela meio copo de azeite e meio copo de vinagre. Mexemos bem e humedecemos nesta mescla o pano que iremos utilizar para esfregar o móvel. Se o móvel é muito velho, é necessário ter cuidado para não eliminar o verniz. Por isso, uma vez limpo, devemos deixar secar para que não se formem marcas ou os típicos círculos dos objetos que se tenham colocado em cima e que, com o tempo, acabaram por ficar aderidos.