Poupe água na sua cozinha

Ahorra agua en tu cocina

A água é um dos bens mais prezados do nosso planeta. É imprescindível para garantir a nossa sobrevivência e para a produção de alimentos. No entanto, não costumamos prestar atenção relativamente ao seu uso eficiente. Na maioria dos casos, acabamos por gastar em excesso litros e litros de água enquanto realizamos atividades quotidianas em casa. Por isso, na Conforama queremos ajudar-lhe a tomar consciência da necessidade de um consumo racional e sustentável deste bem tão precioso. Aprenda a fazer um uso eficiente da água na sua cozinha.

Truques para não malgastar água na cozinha

  • Lave as frutas e os vegetais todos juntos. Exceto se for consumir uma única peça, tape o ralo do lava-loiça antes de abrir a torneira. Encha-o proporcionalmente, de acordo com a quantidade de legumes ou fruta que precise de lavar, e não deixe a torneira a correr água. Trata-se de aproveitar ao máximo a totalidade de água a utilizar, impedindo o desperdício da que não se necessita.
  • Ponha a máquina de lavar loiça a funcionar só quando estiver cheia. Tenha em atenção que o eletrodoméstico não distingue o tamanho da carga, a não ser que disponha de um modelo que ofereça a possibilidade de selecionar essa opção. Se tem meia carga, espere até encher completamente. Outra opção é lavar imediatamente à mão os pequenos utensílios que use pontualmente: a chávena de café, uma colher, um copo, etc.
  • Não deixe a correr a água quente para descongelar rapidamente os alimentos. É melhor encher o lava-loiça pela metade. Tenha paciência e deixe que os alimentos se descongelem de forma progressiva. A água que tiver utilizado, que estará limpa, poderá servir para regar as plantas. Por isso, nem sequer pense em deitá-la fora. Outra opção é por os produtos ou as embalagens ao sol para que o gelo se derreta, ou usar o programa especial de descongelação do microondas, que é mais rápido.
  • Faça uma revisão às torneiras, para garantir que estas se fecham devidamente. Um gotejamento constante fará com que se percam dezenas de litros de água por dia.