quanto consome uma placa vitroceramica

Quanto consome uma placa vitroceramica?

As placas podem ser uma boa opção para quem quer um equipamento com um design simples e compacto, com uma superfície muito resistente e de fácil limpeza e manutenção.  Existem vários tipos de placas, sejam elas de indução, gás ou vitrocerâmica. 

quanto consome uma placa vitroceramica

As placas de vitrocerâmica funcionam com base numa resistência elétrica e são aquecidas durante a utilização. Já existem há alguns anos no mercado e quando foram lançadas, fizeram furor entre os consumidores. Afinal, é possível deixar de lado o fogo na hora de cozinhar? A resposta é sim. Alguns adoram-nas, outros continuam a preferir cozinhar no fogo, mas a verdade é que as placas de vitrocerâmica são uma presença indispensável em muitas cozinhas.

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias

Uma das grandes vantagens das placas de vitrocerâmica é a possibilidade de utilizar qualquer tipo de panela ou tacho para cozinhar. Além disso, o calor residual, após desligar, permite que as placas de vitrocerâmica sejam mais eficientes, ajudando a poupar na energia e a respeitar o meio ambiente.

Quanto consome uma placa vitrocerâmica

Mas afinal, quanto consome uma placa vitrocerâmica? Para saber qual o custo de energia de uma placa de vitrocerâmica vai ter de saber o consumo de watts do aparelho, e realizar cálculos para saber quanto gasta em electricidade/luz.

O consumo de energia do aparelho está normalmente afixado numa placa metálica, ou num autocolante no por baixo da placa e também na  etiqueta energética. Caso não encontre a placa, pode consultar os consumos energéticos na internet se pesquisar o modelo do aparelho.

quanto consome uma placa vitroceramica

Para descobrir o consumo médio mensal da placa de vitrocerâmica, é necessário descobrir o número de horas de utilização por mês da placa e multiplicar os Watts. Por exemplo, se uma placa de indução está ligada 2 horas por dia, então estará ligada 60 horas por mês (2×30 dias). Se a placa consome 2200 W, é necessário multiplicar esse valor por 60 horas, para descobrir o consumo mensal (2200 X 60 = 132 000 Watts). 

Para descobrir os Kilowatt hora (kWh) consumidos pela placa por mês, terá de dividir os Watt hora por mês por 1000 (132 000 / 1000 = 132 kWh). 

Para saber quanto lhe custará na fatura mensal a placa de vitrocerâmica, tem de multiplicar os kWh pelo custo da tarifa. Para saber quanto paga por kWh deve consultar uma das suas faturas. Por exemplo, se o valor por KWh for 0,1011, terá de fazer a seguinte conta: 132 kWh X 0,1011 = 13,3452. Assim, pode-se concluir que uma placa de vitrocerâmica com a potência de 2200 W, usada durante duas horas por dia, terá um custo de 13,35 euros.

quanto consome uma placa vitroceramica

Como poupar na energia usando uma placa de vitrocerâmica

Alguns fatores podem interferir com o tempo necessário para cozinhar e, consequentemente, com o consumo final de energia da placa de vitrocerâmica. Desta forma existem algumas dicas que pode seguir para conseguir economizar no final do mês. 

  • É possível reduzir as perdas de calor e o tempo de preparação dos alimentos ao cozinhar com panelas e tachos com tampa, o que pode diminuir em cerca de 30% o consumo de energia.
  • A utilização de panelas de pressão ou a vapor permite uma poupança energética de até 70%.Escolha esta opção se quiser economizar 
  • Escolher a intensidade correta para cada recipiente é fundamental. Para tal, basta optar por panelas e tachos com o mesmo diâmetro da zona de confeção e não se esqueça de os colocar o mais centrados possível.
  • Opte por recipientes com fundos difusores térmicos, que ajudam a poupar na conta da luz, uma vez que têm a capacidade de concentrar e difundir melhor o calor por todo o recipiente.
  • Para reduzir o consumo energético e poupar na conta ao final do mês, aproveite o calor residual próprio das placas de vitrocerâmica. Para isso, pode desligar a placa cinco minutos antes de terminar a confeção dos alimentos. A placa continuará quente, mas já não irá consumir energia.

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas

About Post Author