As placas podem ser uma boa opção para quem quer um equipamento com um design simples e compacto, com uma superfície muito resistente e de fácil limpeza e manutenção. Existem vários tipos de placas, sejam elas de indução, gás ou vitrocerâmica.
As placas de vitrocerâmica funcionam com base numa resistência elétrica e são aquecidas durante a utilização. Já existem há alguns anos no mercado e quando foram lançadas, fizeram furor entre os consumidores. Afinal, é possível deixar de lado o fogo na hora de cozinhar/ A resposta é sim. Alguns adoram-nas, outros continuam a preferir cozinhar no fogo, mas a verdade é que as placas de vitrocerâmica são uma presença indispensável em muitas cozinhas.
Uma das grandes vantagens das placas de vitrocerâmica é a possibilidade de utilizar qualquer tipo de panela ou tacho para cozinhar. Além disso, o calor residual, após desligar, permite que as placas de vitrocerâmica sejam mais eficientes, ajudando a poupar na energia e a respeitar o meio ambiente.
Quanto consome uma placa vitrocerâmica
Mas afinal, quanto consome uma placa vitrocerâmica/ Para saber qual o custo de energia de uma placa de vitrocerâmica vai ter de saber o consumo de watts do aparelho, e realizar cálculos para saber quanto gasta em electricidade/luz.
O consumo de energia do aparelho está normalmente afixado numa placa metálica, ou num autocolante no por baixo da placa e também na etiqueta energética. Caso não encontre a placa, pode consultar os consumos energéticos na internet se pesquisar o modelo do aparelho.
Para descobrir o consumo médio mensal da placa de vitrocerâmica, é necessário descobrir o número de horas de utilização por mês da placa e multiplicar os Watts. Por exemplo, se uma placa de indução está ligada 2 horas por dia, então estará ligada 60 horas por mês (2×30 dias). Se a placa consome 2200 W, é necessário multiplicar esse valor por 60 horas, para descobrir o consumo mensal (2200 X 60 = 132 000 Watts).
Para descobrir os Kilowatt hora (kWh) consumidos pela placa por mês, terá de dividir os Watt hora por mês por 1000 (132 000 / 1000 = 132 kWh).
Para saber quanto lhe custará na fatura mensal a placa de vitrocerâmica, tem de multiplicar os kWh pelo custo da tarifa. Para saber quanto paga por kWh deve consultar uma das suas faturas. Por exemplo, se o valor por KWh for 0,1011, terá de fazer a seguinte conta: 132 kWh X 0,1011 = 13,3452. Assim, pode-se concluir que uma placa de vitrocerâmica com a potência de 2200 W, usada durante duas horas por dia, terá um custo de 13,35 euros.
Como poupar na energia usando uma placa de vitrocerâmica
Alguns fatores podem interferir com o tempo necessário para cozinhar e, consequentemente, com o consumo final de energia da placa de vitrocerâmica. Desta forma existem algumas dicas que pode seguir para conseguir economizar no final do mês.
- É possível reduzir as perdas de calor e o tempo de preparação dos alimentos ao cozinhar com panelas e tachos com tampa, o que pode diminuir em cerca de 30% o consumo de energia.
- A utilização de panelas de pressão ou a vapor permite uma poupança energética de até 70%.Escolha esta opção se quiser economizar
- Escolher a intensidade correta para cada recipiente é fundamental. Para tal, basta optar por panelas e tachos com o mesmo diâmetro da zona de confeção e não se esqueça de os colocar o mais centrados possível.
- Opte por recipientes com fundos difusores térmicos, que ajudam a poupar na conta da luz, uma vez que têm a capacidade de concentrar e difundir melhor o calor por todo o recipiente.
- Para reduzir o consumo energético e poupar na conta ao final do mês, aproveite o calor residual próprio das placas de vitrocerâmica. Para isso, pode desligar a placa cinco minutos antes de terminar a confeção dos alimentos. A placa continuará quente, mas já não irá consumir energia.
You may also like
-
A minha placa de indução ficou marcada, como posso repará-la?
-
Que tamanhos de colchões existem? Finalmente esclarecemos as suas dúvidas
-
Este é o tamanho ideal de televisão para ver filmes e séries
-
Cria o teu escritório verde ecológico com estes 5 simples passos
-
Como limpar pedra mármore para que brilhe como no primeiro dia?