Que plantas podemos semear em abril?

Plantas para sembrar em abril

Já estamos na primavera. Começa a notar-se o bom tempo e os dias são cada vez mais compridos. Se tem uma pequena horta ou um jardim em casa, chegou a altura de aproveitar a luz do sol e a humidade destes dias de chuva para plantar umas sementes. Hoje oferecemos-lhe um guia simples para conhecer todas as opções que existem para fazer florescer o seu pequeno éden.

Guia de horticultura para semear na primavera

Para os que residimos no Hemisfério Norte, e desfrutamos dum clima temperado ou mediterrânico, durante estes meses podemos aumentar a nossa variedade de plantas com uma boa quantidade de frutas e legumes. Dependendo do tipo de sementeira, podemos dividir os cultivos em duas categorias:

Sementeira directa:

  • Pepino: recomenda-se semear directamente na terra com uma pequena lavragem prévia. As sementes costumam começar a germinar em 10 dias e é possível recolher os frutos em 10 semanas. Esta planta necessita rega diária e abundante.
  • Feijões: é melhor plantá-los a partir de finais de abril ou princípios de maio. Recomenda-se fazer uma sementeira de assento com 2 ou 3 sementes. Estas conseguirão germinar em 10 dias. A colheita efectuar-se-á passados dois ou três meses. Devem regar-se pelo menos 3 vezes por semana.
  • Salsa: a planta germina um mês depois de ser semeada (ou até antes). É possível colher esta erva aromática em três meses. Deve regar-se de dois em dois dias.
  • Rabanetes: trata-se de um cultivo rápido e simples, já que germinam em 15 dias e colhem-se aos 3 meses. Deve regar-se suavemente dia após dia. As sementes devem plantar-se a uma profundidade mínima de 20 centímetros.
  • Outras sementes: espinafre, cenoura, chirivia.

Plantação em viveiro/estufa:

  • Tomate: semeia-se em viveiro e, em aproximadamente dez dias, germina se a temperatura constante ronda os 20 graus. Recomenda-se transplantar a planta ao nascerem as primeiras 4 folhas verdadeiras. A sua colheita tarda entre 4 e 9 meses. Requere uma rega abundante.
  • Pimento: semeia-se em vasos de turfa. É necessário transplantar a planta quando esta alcance os 10 cm. Germina em 6 dias e colhe-se 6 ou 7 meses depois. Há que regá-la frequentemente, mas não de forma demasiado abundante.
  • Alface: é melhor semeá-la em viveiro. Depois de germinar, em aproximadamente 8 dias, há que transplantá-la quando cresçam as três primeiras folhas verdadeiras. A sua colheita pode fazer-se aos 4 meses. Deve regar-se ligeiramente, mas todos os dias, para que se mantenham umas boas condições de humidade.
  • Outras sementes: aipo, espargos, morangos, cebola, alho-francês.