var ajaxurl = 'https://www.conforama.pt/blog/wp-admin/admin-ajax.php';var themecolor='#38a4b4'; Os melhores tipos de iluminação para a sala de estar. Conforama

Os melhores tipos de iluminação para a sala de estar

Um dos espaços mais versáteis da casa, a sala de estar serve para tudo e mais alguma coisa: descansar, trabalhar, ler, ver televisão, brincar, receber a família e os amigos. E, lado a lado com o conforto e aconchego que esta divisão da casa requer, estão também diferentes tipos de iluminação, sempre adequados, sempre convidativos. 

tipos de iluminação

Quais sãos os melhores tipos de iluminação para a sala de estar?

Quando escolhemos o melhor tipo de iluminação para a nossa casa, é crucial pensar divisão a divisão, uma vez que os ambientes e as necessidades de cada uma são distintas. No caso da sala de estar, estamos a falar de um espaço multifuncional que requer iluminação geral, iluminação específica e por vezes até iluminação indireta.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Dois pontos importantes a reter logo à partida: escolher sempre lâmpadas de baixo consumo e sustentáveis (as LED são a escolha acertada neste momento) e apostar na iluminação suave, com lâmpadas de luz amarela e quente.

Candeeiro de teto

Começando pelo tipo de iluminação mais global, a iluminação de teto é considerada a mais completa porque terá de iluminar toda a sala de estar, ou seja, quando pensar nesta iluminação contemple toda a extensão do espaço, garantindo que escolhe candeeiros capazes de iluminar cada recanto no caso de ter uma festa em casa, por exemplo, com os convidados espalhados por toda a sala. É uma das principais diferenças entre candeeiros do teto rentes ao mesmo e candeeiros do teto suspensos.

tipos de iluminação

Um dos primeiros tipos de iluminação a escolher é o candeeiro de teto.

Candeeiro de pé

Um apoio de peso no que toca aos melhores tipos de iluminação para a sala de estar, um candeeiro de pé não só assume o papel de elemento decorativo, como permite a criação de zonas específicas com uma iluminação personalizada – pode ser um recanto de leitura, de jogos de tabuleiro ou junto à lareira. 

tipos de iluminação

Um candeeiro de pé permite criar um recanto específico na sala.

Candeeiro de mesa

Decorar com iluminação também é decorar com um candeeiro esteticamente bonito, estrategicamente pousado sobre uma mesa de apoio ou outro móvel desta divisão para ajudar a criar ambiente. Não há nada como uma sala de estar a meia-luz… e para além do aconchego, também é importante porque não é recomendado ver televisão às escuras.

tipos de iluminação

Decorativo e funcional, não pode faltar um candeeiro de mesa a iluminar a sala.

Iluminação indireta

Uma excelente opção se a ideia passa por criar um ponto de luz indireta, ou seja, para iluminar um espaço específico da sala, caso da zona da televisão para criar um efeito sala de cinema, ou de um quadro, uma estante de livros ou outro nicho que se queira destacar com a beleza de uma luz direcionada.

tipos de iluminação

A iluminação indireta tem inúmeras aplicações interessantes.

Velas e lanternas

E o que seria do ambiente convidativo na sala de estar sem velas ou lanternas acesas, a iluminar suavemente o espaço como só elas sabem? Um tipo de iluminação a contemplar quando se quer criar uma atmosfera de aconchego e intimidade

tipos de iluminação

No que toca a tipos de iluminação para a sala, nunca se esqueça das velas.

Descubra a vasta gama de candeeiros da Conforama, porque os melhores tipos de iluminação são aqueles que iluminam e que convidam. 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores