Aprenda a cozer arroz saudável na vaporeira

Cozer a vapor é uma forma de cozinhar os alimentos muito popular na cultura oriental e uma forma saudável de o fazer. Cozinhando os alimentos a uma temperatura que varia entre 65 ° C a 100 ° C, cozer a vapor permite eliminar completamente as gorduras dos alimentos, sendo uma ótima opção para as dietas de emagrecimento. Mas não só. Quem procura um estilo de vida mais saudável também se rende a este método. 

Entre os vários alimentos que podem ser cozinhados a vapor, está o arroz, que pode ser levado a cozer a vapor de uma forma simples e sem erro. Isto porque cozer a vapor preserva os nutrientes e deixa os grãos de arroz tenros e soltos, sem risco de que fiquem “empapados”.

Cozinhar arroz ao vapor é muito simples, saudável e uma opção versátil para as suas refeições. Para simplificar o processo de cozinhar o arroz, a vaporeira é um utensílio indispensável

CFR - PT - BOFU - Cocinas

Como usar a vaporeira

Para cozinhar arroz na vaporeira basta colocar a água a ferver numa panela com alguma profundidade e colocar a vaporeira em cima, certificando-se de que o fundo não toca na água. A quantidade de água não deverá chegar à metade do volume da panela, uma vez que os alimentos nunca deverão tocar na água.

Quando a água estiver a ferver, é só colocar o arroz na vaporeira, sobre a panela, e colocar a tampa para que o vapor não escape. 

Este método tanto pode ser usado com água, como com caldo de vegetais, sopa ou até mesmo a água onde foram cozinhados legumes. Estas opções darão outro sabor ao arroz. A água que sobra na panela, depois de cozinhados os alimentos, poderá ser utilizada novamente para cozer a vapor outras refeições.

Vaporeira

 

Como cozinhar arroz integral a vapor?

Para quem procura opções saudáveis, o arroz integral é uma boa opção. Apesar de ser mais saudável e nutritivo, o arroz integral é mais difícil de cozinhar. Conseguir o equilíbrio perfeito da textura pode ser um verdadeiro desafio, já que com alguns minutos a mais ou a menos pode levar a que os grãos fiquem demasiado duros ou empapados. 

Uma boa opção para cozinhar arroz integral a vapor é cozinhar o arroz parcialmente, antes de o preparar no vapor. Para isso, basta adicionar o arroz numa panela de água a ferver e deixar cozinhar durante 30 minutos. Depois, é necessário escorrer completamente o arroz e adicioná-lo à vaporeira, deixando-o cozinhar no vapor durante 10 minutos. 

Depois, basta soltar o arroz com um garfo e servir, sendo um acompanhamento saboroso que todos irão apreciar.

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas