A sala às escuras, um feixe de luz sobre o ecrân, o melhor som e toda a magia do cinema no conforto da sua casa. Já imaginou não precisar sair do seu sofá nem ter de pagar ingresso para desfrutar de uma ótima experiência cinematográfica/ Mostramos aqui como criar o seu cinema em casa!
Crie um cinema em casa e desfrute de uma experiência única
Cinema em casa: como ter o seu/
Se quer criar o cinema em casa perfeito, precisa de adquirir os aparelhos certos, mas também de seguir alguns passos básicos. A seguir, explicamos os primeiros passos necessários para converter a sua sala na melhor sala de cinema:
1. Escolher o local ideal
O local perfeito para um “home cinema” tem um tamanho adequado para receber o sofá, a televisão (ou a tela de projeção) e o sistema de som ideais. Também precisa de uma boa acústica, e a iluminação deve ser controlada.
Caso seja um ambiente com muita luz natural, uma cortina blackout pode ser o suficiente para resolver este problema. Assim, poderá assistir a filmes e séries a qualquer hora do dia.
2. Medir e planejar
Quantas pessoas pretende convidar para o seu cinema em casa/ Qual é o tamanho do sofá ou das poltronas que pretende comprar/ Comece por medir a sala. Assim, poderá calcular o espaço disponível para cada móvel e aparelho.
Depois, calcule a distância entre o assento e a televisão, a tela de projeção ou a parede onde serão projetadas as imagens. A distância deve ser de 1,5 metro a 4,2 metros, a depender do tamanho do ecrã.
Esta medida é importante não apenas para o seu conforto, mas também para a saúde dos seus olhos. Para descobrir a distância recomendada, multiplique o valor da diagonal do ecrâ por 2,3. Confira as distâncias indicadas para televisões de diferentes tamanhos:
- Para uma TV com 32 polegadas: a distância deve ser de 1,5 a 2,3 metros.
- Para uma TV com 50 polegadas: 2,5 a 3,3 metros.
- Para uma TV com 65 polegadas: 3,4 a 4,2 metros.
A medida não precisa ser exata, mas não se afaste muito do valor ideal.
O áudio de uma sala de cinema deve ser potente e bem posicionado para criar uma experiência imersiva.
3. Comprar
Quando souber exatamente o tamanho dos móveis e dos aparelhos que pode comprar, já pode começar a pesquisar as melhores opções para o seu cinema em casa. Para ajudar nesta tarefa, temos algumas dicas a seguir.
A imagem e o áudio perfeitos
O áudio de uma sala de cinema deve ser potente e bem posicionado para criar uma experiência imersiva. Adquira um kit Home Cinema, para ter diferentes colunas de áudio distribuídas pela sala — nas paredes, em cima de móveis ou no tecto. Se preferir uma opção compacta, adquira uma única barra de som.
Já para escolher a imagem perfeita para o seu cinema em casa, as opções são inúmeras. Primeiramente, deve escolher entre um projector e uma televisão.
O projector é uma boa opção se quer um ecrã bem grande e dispõe de uma sala espaçosa, onde a iluminação pode ser bem controlada. Afinal, a imagem do projetor ficará mais nítida se o ambiente estiver totalmente às escuras. A distância entre a parede ou a tela de projeção e o assento também deve ser calculada, conforme já explicamos anteriormente.
A televisão ideal
Caso prefira uma televisão, deverá escolher a resolução e a tecnologia do seu aparelho. Quer uma resolução HD (menor resolução), Full HD, 4K Ultra HD ou 8K Ultra HD (maior resolução)/ Quanto à tecnologia, prefere uma TV de LED, LCD ou plasma/ Entenda cada uma destas tecnologias:
- LCD: funciona melhor em ambientes escuros, mas oferece imagens menos naturais do que as outras tecnologias.
- Plasma: fornece imagens de altíssima qualidade, mas consome muita energia e pode sofrer de superaquecimento.
- LED: é a tecnologia mais adequada para um cinema em casa, pois oferece imagens de alta qualidade e consome menos energia.
Calcule a distância entre o assento e a televisão, a tela de projeção ou a parede onde serão projetadas as imagens
Atualmente, existem diferentes tecnologias desenvolvidas a partir do LED, como OLED e QLED. Parece confuso, não é/ Não se preocupe, também vamos explicá-las.
- OLED: apresenta cores vibrantes e intensas, com tons negros perfeitos e um contraste impossível de alcançar com a tecnologia LED comum.
- QLED: destaca-se pelo brilho, a saturação das cores e a sensação de profundidade nas imagens. Também proporciona um bom constraste.
Seja qual for a tecnologia escolhida, lembre-se de que a Smart TV é a mais indicada para o cinema em casa, pois pode aceder à internet e às plataformas de streaming. Por fim, não se esqueça do suporte, para posicionar a televisão na altura perfeita.
Agora que já sabe tudo sobre cinema em casa, é hora de criar o seu espaço imersivo e convidar a família ou os amigos para assistir a um bom filme. Prepare as pipocas e divirta-se!