Crie um cinema em casa e desfrute de uma experiência única

A sala às escuras, um feixe de luz sobre o ecrân, o melhor som e toda a magia do cinema no conforto da sua casa. Já imaginou não precisar sair do seu sofá nem ter de pagar ingresso para desfrutar de uma ótima experiência cinematográfica? Mostramos aqui como criar o seu cinema em casa!

cinema em casaCrie um cinema em casa e desfrute de uma experiência única

Cinema em casa: como ter o seu?

Se quer criar o cinema em casa perfeito, precisa de adquirir os aparelhos certos, mas também de seguir alguns passos básicos. A seguir, explicamos os primeiros passos necessários para converter a sua sala na melhor sala de cinema:

1. Escolher o local ideal

O local perfeito para um “home cinema” tem um tamanho adequado para receber o sofá, a televisão (ou a tela de projeção) e o sistema de som ideais. Também precisa de uma boa acústica, e a iluminação deve ser controlada.

Caso seja um ambiente com muita luz natural, uma cortina blackout pode ser o suficiente para resolver este problema. Assim, poderá assistir a filmes e séries a qualquer hora do dia.

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

2. Medir e planejar

Quantas pessoas pretende convidar para o seu cinema em casa? Qual é o tamanho do sofá ou das poltronas que pretende comprar? Comece por medir a sala. Assim, poderá calcular o espaço disponível para cada móvel e aparelho.

Depois, calcule a distância entre o assento e a televisão, a tela de projeção ou a parede onde serão projetadas as imagens. A distância deve ser de 1,5 metro a 4,2 metros, a depender do tamanho do ecrã.

Esta medida é importante não apenas para o seu conforto, mas também para a saúde dos seus olhos. Para descobrir a distância recomendada, multiplique o valor da diagonal do ecrâ por 2,3. Confira as distâncias indicadas para televisões de diferentes tamanhos:

  • Para uma TV com 32 polegadas: a distância deve ser de 1,5 a 2,3 metros.
  • Para uma TV com 50 polegadas: 2,5 a 3,3 metros.
  • Para uma TV com 65 polegadas: 3,4 a 4,2 metros.

A medida não precisa ser exata, mas não se afaste muito do valor ideal.

cinema em casaO áudio de uma sala de cinema deve ser potente e bem posicionado para criar uma experiência imersiva.

3. Comprar

Quando souber exatamente o tamanho dos móveis e dos aparelhos que pode comprar, já pode começar a pesquisar as melhores opções para o seu cinema em casa. Para ajudar nesta tarefa, temos algumas dicas a seguir.

A imagem e o áudio perfeitos 

O áudio de uma sala de cinema deve ser potente e bem posicionado para criar uma experiência imersiva. Adquira um kit Home Cinema, para ter diferentes colunas de áudio distribuídas pela sala — nas paredes, em cima de móveis ou no tecto. Se preferir uma opção compacta, adquira uma única barra de som.

Já para escolher a imagem perfeita para o seu cinema em casa, as opções são inúmeras. Primeiramente, deve escolher entre um projector e uma televisão.

O projector é uma boa opção se quer um ecrã bem grande e dispõe de uma sala espaçosa, onde a iluminação pode ser bem controlada. Afinal, a imagem do projetor ficará mais nítida se o ambiente estiver totalmente às escuras. A distância entre a parede ou a tela de projeção e o assento também deve ser calculada, conforme já explicamos anteriormente.

A televisão ideal

Caso prefira uma televisão, deverá escolher a resolução e a tecnologia do seu aparelho. Quer uma resolução HD (menor resolução), Full HD, 4K Ultra HD ou 8K Ultra HD (maior resolução)? Quanto à tecnologia, prefere uma TV de LED, LCD ou plasma? Entenda cada uma destas tecnologias:

  • LCD: funciona melhor em ambientes escuros, mas oferece imagens menos naturais do que as outras tecnologias. 
  • Plasma: fornece imagens de altíssima qualidade, mas consome muita energia e pode sofrer de superaquecimento.
  • LED: é a tecnologia mais adequada para um cinema em casa, pois oferece imagens de alta qualidade e consome menos energia.

cinema em casaCalcule a distância entre o assento e a televisão, a tela de projeção ou a parede onde serão projetadas as imagens

Atualmente, existem diferentes tecnologias desenvolvidas a partir do LED, como OLED e QLED. Parece confuso, não é? Não se preocupe, também vamos explicá-las.

  • OLED: apresenta cores vibrantes e intensas, com tons negros perfeitos e um contraste impossível de alcançar com a tecnologia LED comum.
  • QLED: destaca-se pelo brilho, a saturação das cores e a sensação de profundidade nas imagens. Também proporciona um bom constraste.

Seja qual for a tecnologia escolhida, lembre-se de que a Smart TV é a mais indicada para o cinema em casa, pois pode aceder à internet e às plataformas de streaming. Por fim, não se esqueça do suporte, para posicionar a televisão na altura perfeita.

Agora que já sabe tudo sobre cinema em casa, é hora de criar o seu espaço imersivo e convidar a família ou os amigos para assistir a um bom filme. Prepare as pipocas e divirta-se!

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas