Decore a sua sala ao estilo provençal

Decora tu salón al estilo provenzal

A sala é uma das divisões mais utilizadas da casa. Por esse motivo, pode chegar um momento em que se vá deteriorando ou perdendo pouco a pouco o conforto. Igualmente, o facto de que não modifiquemos nada durante anos faz com que cheguemos a cansarmo-nos de ver sempre o mesmo. Chegou a hora da rebelião! Na Conforama, oferecemos-lhe a oportunidade de mudar a sua sala de uma forma elegante, graças ao estilo provençal.

Dicas para criar a sua sala provençal

  • O elemento principal da sua sala é a mesa. Que tal escolher uma que seja oval, de madeira clara, e pintá-la com a técnica do decapado/ Dê ainda mais encanto ao lugar de reunião acompanhando a mesa com umas cadeiras  estofadas, com encostos de rede ou em ferro forjado, com cores a jogo com a própria mesa ou que acentuem os elementos têxteis.
  • O candeeiro, o seu grande aliado. Precisa de um que chame a atenção, que seja grande e coroe a divisão, mas que se afaste do design atual. O nácar é um material muito brilhante que é ideal para este tipo de ambientes românticos, já que confere matizes à luz.
  • Os aparadores de madeiras nobres são indispensáveis. Acrescentam um toque rústico muito bonito, tanto os que se compõem de dois corpos (vitrines para guardar louça), como os baixos, com portas ou gavetas. Se são lisos, pode texturizá-los com a mesma técnica utilizada para a mesa.
  • A louças e os vidros merecem uma menção especial. Não se esqueça de colocar centros de flores naturais ou secas, assim como garrafas de vidro, licoreiras ou alguma figura de porcelana – funcionam como focos de atenção muito agradáveis à vista.
  • Delimite o espaço da zona de jantar pondo por baixo da mesa um tapete ou carpete de motivos florais ou com efeito mosaico.
  • As cortinas: melhor brancas ou de cores mediterrânicas. Também pode optar por cortinas compridas de tule, para que o vento entre de maneira suave, ondulando o tecido fino.
  • As cores que mais combinam com o estilo provençal são: o branco, os tons terra, o beige, o marfim e outros tons pálidos que não sejam agressivos à vista.