Pouco espaço, muita criatividade! 9 ideias para quintais pequenos

Nada melhor do que um quintal para relaxar num dia agradável ou para receber amigos. Mesmo que o espaço disponível seja pequeno, é possível criar um ambiente aconchegante, ideal para dias e noites de descanso. Para isto, reunimos 9 ideias para quintais pequenos que permitirão decorar o seu espaço limitado de modo a criar um ambiente convidativo.

ideias para quintais pequenos

1. Calcule o espaço dos móveis

Se o seu quintal é pequeno, é importante descobrir quanto espaço há para os móveis. Isto não significa ocupar cada metro quadrado disponível com um móvel ou objeto decorativo, claro. Se exagerar na quantidade ou no tamanho dos móveis, vai prejudicar o espaço de circulação e fará o ambiente parecer ainda menor.

2. Escolha cadeiras confortáveis e charmosas

Já que não poderá colocar muitos móveis no seu quintal pequeno, então invista nos poucos móveis que ficarão ali. As melhores ideias para quintais pequenos envolvem escolher com cuidado cada elemento.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Aposte em cadeiras confortáveis, que criarão uma sensação de aconchego. Para trazer alegria ao espaço, escolha uma cor quente e vibrante, como laranja, amarelo ou vermelho. Se preferir transmitir tranquilidade, opte pelo azul ou o verde.

ideias para quintais pequenos

Uma cadeira colorida, como a Cadeira de Jardim ACAPULCO, traz alegria para o seu quintal

3. Adicione um sofá pequeno ou uma cadeira de baloiço

Quem disse que um quintal pequeno não pode ter um sofá? Há sofás compactos para jardim que oferecem conforto e charme sem ocupar muito espaço. Para criar um cantinho aconchegante, ideal para relaxar ou ler um livro, uma cadeira de baloiço também é uma excelente opção.

ideias para quintais pequenos

Há muitas opções de sofás pequenos para quem não abre mão do conforto no quintal

4. Não se esqueça das almofadas

As almofadas podem ser um toque decorativo adicional para as cadeiras, o sofá ou o baloiço, mas também permitem sentar no chão, criando espaço para mais convidados. Além disso, são um ótimo elemento para ousar com cores e estampas. Se usou muitos tons neutros nos móveis e itens decorativos, pode criar impacto e alegria com as suas almofadas.

ideias para quintais pequenos

Adicione cor e estilo ao seu quintal com padrões diferentes

5. Aproveite o espaço vertical

Se pensa num jardim e já imagina um amplo espaço de plantas e flores, umas ao lado das outras, é melhor pensar outra vez. O jardim vertical é uma das melhores ideias para quintais pequenos. Use a criatividade para criar belas paredes verdes na sua casa ou para montar um jardim suspenso, preso ao teto.

Para ter um jardim vertical, pode comprar uma estrutura pronta ou optar pelo DIY (“faça você mesmo”). Caixas de madeira empilhadas, baldes e até garrafas de plástico podem ser o ponto de partida para o seu jardim. Neste espaço, poderá cultivar diversos tipos de plantas e até fazer uma pequena horta.

ideias para quintais pequenos

O jardim vertical é sinônimo de charme e praticidade

6. Não leva jeito para as plantas? Crie um terrário

Vamos falar a verdade, cultivar plantas exige dedicação. Algumas delas demandam um calendário de cuidados. A iluminação certa, água frequente, adubo da terra… Se não é do seu feitio dedicar tanto tempo às plantas, não faz mal. Existem algumas soluções.

A primeira delas é adquirir plantas artificiais, claro. Mas, se esta ideia não lhe agrada, então pode seguir outro caminho: o do terrário. Cactos e suculentas só precisam de água uma vez por mês, não necessitam de muita luz e ficam incríveis dentro de aquários de vidro com pedras.

7. Use mesinhas de apoio

Em vez de colocar uma mesa grande no centro do quintal, um móvel que ocupará muito espaço e muitas vezes não será utilizado, por que não posicionar mesinhas de apoio em locais estratégicos? Assim, terá pontos discretos de apoio para colocar objetos decorativos, plantas, candeeiros ou mesmo comidas e bebidas quando necessário.

ideias para quintais pequenos

Mesinhas de apoio são uma excelente opção para quintais pequenos

8. Ilumine com lanternas decorativas

A iluminação faz toda a diferença num ambiente. Pode deixá-lo mais aconchegante, mais alegre, mais sofisticado, ou até mesmo fazê-lo parecer maior. Já que um espaço pequeno não precisa de muita luz, uma das melhores ideias para quintais pequenos é optar por lanternas charmosas, que contribuirão para a decoração do espaço e criarão uma atmosfera intimista. São ideais para uma noite romântica à meia-luz!

ideias para quintais pequenos

9. Não exagere nos itens de decoração

Assim como no caso dos móveis, em quintais pequenos, menos é mais. Quadros, estátuas, jarros, tapetes sala, velas e lanternas são ótimas adições, mas devem ser escolhidos com cuidado. Se colocar muitos objetos num quintal pequeno, ele poderá parecer caótico. Além disso, o espaço poderá tornar-se menos funcional. Afinal, onde vai pousar o seu copo de vinho ou o seu livro se a mesa estiver cheia de itens decorativos?

Esperamos que estas ideias para quintais pequenos tenham ajudado. Agora é hora de começar a criar o espaço perfeito para quando as temperaturas subirem. Boa sorte!

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores