Abraçar conceitos como o minimalismo e “menos é mais” está a ganhar cada vez mais adeptos que, visualmente cansados de ter tanta tralha em casa, procuram fazer a transição para uma decoração zen e criar um lar onde apetece estar – aquele refúgio tranquilo e perfeito que nos espera de braços abertos no final de cada dia.
Organização zen, decoração zen
O primeiro passo para conseguir uma decoração zen é organizar, organizar, organizar! Os espaços zen têm poucos objetos, normalmente apenas o essencial está à vista e a decoração é simples e minimal. Para atingir um ambiente como este, é necessário um processo profundo de limpeza, organização e muito destralhar, ou seja, vender e/ou doar aquilo que já não gosta, usa ou precisa. Uma boa regra de orientação é: se não utilizou ou não se lembrou de determinado objeto nos últimos 6-12 meses, não precisa dele!
Luz natural, luz suave
A luz natural tem um papel de destaque na decoração zen e deve ser sempre a prioridade em qualquer divisão da casa, por isso, opte por deixar janelas sem estores e cortinas ou, em alternativa, escolher modelos claros e leves, que deixem passar o máximo de luz natural possível.
Ao anoitecer, privilegie a iluminação indireta e candeeiros com lâmpadas de potência baixa que emitem uma luz amarela e quente; use e abuse das velas para criar um ambiente agradavelmente zen.
Quando pensamos numa decoração zen não pensamos em cores fortes e arrojadas, pensamos antes na combinação clássica entre preto, branco e cinza, mas não só. Para criar um ambiente zen em casa, a paleta de cores também pode e deve recair sobre os maravilhosos tons terra mais neutros – castanho, bege, amarelo, verde – que trazem bem-estar e naturalidade ao espaço.
O mobiliário na decoração zen
Uma decoração zen apoia-se sobre mobiliário igualmente simples: opte por peças baixas, sem pés, de linhas simples e pouco trabalhadas. Para além de condizer com a paleta de cores escolhida e com os materiais naturais mais nobres, numa decoração zen a mobília deve fundir-se com o espaço e o ambiente.
Materiais naturais, texturas leves
A natureza é uma das grandes fontes de inspiração do estilo de vida zen, por isso, na decoração zen faz sentido privilegiar materiais naturais: madeira, pedra natural, palha, bambu, juta, lã, algodão orgânico, linho, cetim… Em termos de texturas, as recomendações em termos de materiais mantêm-se, desde que sejam sempre adaptadas à estação: quentes e aconchegantes no outono-inverno, leves e frescas na primavera-verão.
Plantas zen
Uma decoração zen sem plantas não é uma decoração zen! Para além de oxigenar e purificar o ambiente, as plantas trazem vida, tranquilidade e uma verdadeira lufada de ar fresco a qualquer espaço, mesmo aos mais minimalistas. E aqui as sugestões recaem sempre sobre os bonsais e os catos.
Objetos de decoração zen
Uma decoração zen não requer muitos elementos, nem grandes ornamentações. Requer sim objetos que contribuem para um espaço relaxante como as célebres estátuas de buda, elementos com água ou que representam o sol, peças em macramé ou bambu, cristais, velas e incenso. Agora sim, desfrute do seu refúgio perfeito.