robot-de-cozinha-o-que-faz

Robot de cozinha, o que são e o que fazem?

A tecnologia tem simplificado muito os afazeres domésticos, e os robots de cozinha são uma das invenções de maior sucesso neste sentido. A função destes robots é simplificar a preparação dos alimentos e otimizar o tempo. Para saber o que faz o robot de cozinha e descobrir qual é o melhor modelo para si, leia este artigo!

robot de cozinha o que faz

Robot de cozinha: o que faz e por que ter um/

O robot de cozinha é um pequeno electrodoméstico que automatiza os passos de uma receita, para evitar que o chef — amador ou profissional — gaste tempo e esforço com preparativos repetitivos e cansativos. Também facilita a limpeza, pois não é preciso usar diversos electrodomésticos para cozinhar: o robot de cozinha faz quase tudo sozinho!

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias

O robot de cozinha, que por vezes é chamado de multicooker, conta com diversas funções e programas automáticos, além de livros de receitas. Mas, afinal, quais são as funções desempenhadas pelo robot de cozinha/ Aqui estão algumas delas:

  • Bater
  • Picar
  • Triturar
  • Descascar
  • Ralar
  • Pesar
  • Emulsionar
  • Caramelizar
  • Fermentar
  • Cozinhar
  • Assar
  • Fritar
robot de cozinha o que faz
O Robot de cozinha HOTPOINT MC 057C AX0 conta com 10 modos de preparação, 10 velocidades e 15 programas automáticos.

O Robot de cozinha HOTPOINT MC 057C AX0 conta com 10 modos de preparação, 10 velocidades e 15 programas automáticos.

E que tipos de receitas podem ser preparadas com um robot de cozinha/ Inúmeras! No entanto, a resposta exata a esta pergunta depende do modelo escolhido. Porém, a maioria dos robots consegue preparar um grande leque de pratos, como sopas, massas, carnes, arroz, gelados, iogurtes, bolos, entre muitos outros. 

Alguns robots podem aceder à internet e conectam-se ao smartphone ou computador. Assim, oferecem acesso a diversas receitas, e o usuário pode criar listas de compras e listas de receitas personalizadas. Além disso, pode controlar o robot remotamente. É a tecnologia ideal para quem deseja viver numa casa inteligente.

Como pode perceber, o robot de cozinha é um assistente de cozinha indispensável para quem não pode (ou não quer) passar muito tempo a cozinhar e a limpar. Com este aparelho, vai poupar tempo, e os momentos na cozinha serão menos cansativos. Portanto, se vive a sua vida sempre a correr, investir num robot de cozinha vale a pena. Será um investimento em mais comodidade, praticidade e eficiência.

robot de cozinha o que faz
Mantenha a sua cozinha sempre limpa com a ajuda de um robot de cozinha.

Como escolher um robot de cozinha/

Gostou dos benefícios dos robots de cozinha/ A seguir, apresentamos os 5 passos essenciais para escolher o robot perfeito para a sua cozinha!

1. Escolha as funções desejadas e a potência

Anteriormente, explicamos o que o robot de cozinha faz, mas é importante lembrar que nem todos os robots desempenham as mesmas funções. Assim, para escolher o modelo ideal para a sua casa, precisa de saber quais são as funções e os programas automáticos essenciais para a sua cozinha. Além disso, deve considerar a potência do aparelho, que pode variar entre 500 W e 2000 W: quanto mais potente, mais eficiente.

2. Defina o seu orçamento

Também é importante definir o seu orçamento, já que os preços dos robots de cozinha variam bastante. Quando souber quais são as funções indispensáveis e o valor limite, poderá escolher o aparelho com o melhor custo-benefício.

No entanto, lembre-se de que o investimento num robot de cozinha pode evitar gastos com outros electrodomésticos. Afinal, um robot de cozinha completo pode substituir diversos aparelhos, como batedeira, liquidificador, slow cooker, máquina de sopa, panela a vapor, arrozeira e fritadeira.

3. Analise os acessórios e as funções adicionais

Considere também os acessórios incluídos no robot, bem como outras funções não relacionadas com o preparo de alimentos, como a de limpeza automática. Se tem uma máquina de lavar louça e gosta de praticidade, pesquise se as peças removíveis do robot podem ser colocadas na máquina.

robot de cozinha o que faz
Verifique se as peças removíveis do seu robot de cozinha podem ser colocadas na máquina de lavar louça.

4. Considere a capacidade

Além disso, observe a capacidade do electrodoméstico. Um robot com capacidade de 1,5 litro, por exemplo, é adequado para uma ou duas pessoas. O de 3 litros pode preparar refeições para quatro pessoas. Já o de 4,5 litros é recomendado para seis pessoas. Quer preparar um jantar para muitos convidados/ Então opte pelo robot de cozinha com capacidade de 7 litros.

5. Informe-se sobre o suporte e a garantia

Por fim, na hora de escolher o seu robot de cozinha, também é importante informar-se sobre o suporte e a garantia oferecidos pela marca.

Agora já sabe o que é o robot de cozinha, o que faz e por que deve comprar um para a sua cozinha. Aproveite os benefícios desta tecnologia e desfrute de mais tempo livre!

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas